sexta-feira, 5 de junho de 2015

Petrópolis encerra Maio Amarelo com grande evento na Praça da Liberdade

Petrópolis encerra Maio Amarelo com grande evento na Praça da Liberdade
Depois de um mês de ações voltadas para sensibilizar a população sobre a responsabilidade no trânsito, a Prefeitura, juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e diversas outras instituições parceiras realizaram hoje (30/5) o encerramento nacional do movimento Maio Amarelo na cidade. A programação incluiu uma simulação de socorro às vítimas de acidente automobilístico, a premiação aos alunos vencedores de um concurso de vídeo sobre o tema, música e distribuição de materiais informativos.
“O movimento Maio Amarelo fortaleceu ainda mais o trabalho que vínhamos desenvolvendo no município desde 2013, com a campanha ‘Eu Respeito a Vida’, por determinação do Prefeito Rubens Bomtempo”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Fernando Badia. “Durante todo o mês de maio nós demos ênfase a essa reflexão sobre um trânsito mais seguro com caminhada, panfletagem, educação para o trânsito com as crianças na Cidade Portinho, durante a Exposição Agropecuária, e ações nas escolas. O mais importante é que o trabalho em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro vai continuar daqui para a frente, em especial junto às crianças”, acrescentou.
Para o deputado federal Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e autor da Lei Seca, o Meio Amarelo tem um efeito natural multiplicador com a adesão de instituições públicas e da iniciativa privada. “Esse é um movimento importante de alerta para os altos índices de acidente no trânsito. Depois de dois anos, podemos perceber que o objetivo inicial de mobilizar as pessoas para esse problema está sendo atingido, tranzendo a consciência de que a mudança tem que vir de dentro de nós”.
A simulação de socorro às vítimas de acidente de trânsito, realizada por 30 alunos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis, por meio da Liga do Trauma, Corpo de Bombeiros, Unimed Petrópolis e Cruz Vermelha, foi um dos pontos altos do evento. Um carro batido contra uma árvore e pessoas espalhadas mostravam diferentes realidades enfrentadas durante um acidente, bem como a operação conjunta dos órgãos envolvidos na ação de socorro.
Outra forma de estimular uma reflexão sobre o valor da vida e a prevenção de acidentes no trânsito foi o concurso de vídeos realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e a Secretaria de Educação, junto aos alunos do 5° ao 9° ano das 43 escolas da rede municipal inscritas. Do total de 50 vídeos enviados, três foram selecionados para a premiação. Na primeira colocação ficou a aluna do 6° ano da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Costa, Flayra Martuchelo, e a professora Karine Borges dos Santos. Em segundo lugar, a aluna do 9° ano da Escola Municipal Jadira Bordignon, Giovana Fagundes Falcão, e o professor Norton Ribeiro. E em terceiro lugar, a aluna do 6° ano da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, Luciana Carvalho, e o professor Maurício Manzini. O vídeo selecionado para a primeira colocação será exibido em um evento no Theatro Dom Pedro, em data a ser divulgada, com o intuito de que seja incluído no programa da disciplina História e Geografia de Petrópolis (HGP).
Em Petrópolis, o movimento Maio Amarelo contou também com o apoio de diversas secretarias de governo, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, Setranspetro, Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Estácio de Sá que, junto à população, participaram com o uso do laço amarelo ou realizando programações em favor de um trânsito mais seguro.

          Nossa escola foi premiada por ter tido o privilégio de participar de tão relevante projeto! 
          Parabéns aos nossos alunos que tanto se empenharam durante a produção do vídeo!
           Segue o resultado de nosso trabalho.



terça-feira, 2 de junho de 2015

Boa tarde, pessoal!
Segue o calendário de atividades do mês de junho!
Fiquem atentos às datas!
Um abraço amigo: Equipe Fábrica do Saber